domingo, 15 de fevereiro de 2009

Com Dom Geraldo

"Há 76 anos, no dia 23 de janeiro de 1932, chegava em G.Mirim o primeiro Bispo de Guajará-Mirim, Dom Francisco Xavier Rey. Logo mais ele começava suas infindas viagens pelo Guaporé, a remo, durante longos e longos anos!

No dia 22 de janeiro de 2009, chegava no Porto de Guajará a Romaria de N.S. do Seringueiro. Foi uma peregrinação evangelizadora, visitando a maioria dos povoados ribeirinhos, do Brasil e da Bolívia, incluindo 3 aldeias de indígenas do Brasil.

Em muitos destes lugares visitados líamos trechos da diário da primeiro descida do Guaporé feita por Dom Rey, ainda no ano de 1932.

Sentíamos que nossa Romaria mantinha a grande tradição dos missionários itinerantes de Cristo, bispos, Padres , Irmãs e leigos evangelizadores de nossa Igreja de Guajará-Mirim." (www.dgm.org.br)



Assim descreve Dom Geraldo a Peregrinaçao de Nossa Senhora do Serinueiro, realizada do dia 04 ao 22 de janeiro, no barco "E. Canuto" pelo Rio Guaporé.

Indo as raízes de nossa Diocese de Guajará Mirim, revivemos a primeira viagem realizada por Dom Rey visitando os ribeirinhos do Guaporé.

Algumas comunidades já não existem mais. Outras estão aí, resistindo, teimando do direito de viver, de existir.

Comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas, bolivianas, que continuam a sofrer o embate dum mundo que entra em crise, devido a modelo de desenvolvimento consumista, poluidor, excluente, que não olha para eles, onde eles não contam.

Leer más…