quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A poaia da Amazônia está sendo novamente procurada


A POAIA (ou poalha, ipeca, ipecacauanha, ou Cephaelis Ipecacuanha) é um arbusto nativo da mata atlàntica, do cerrado e da amazônia, que já foi um dos pilares da economia dos seringais. Os seringueiros trabalhavam na colheita de castanha no início de ano, partindo para a poaia e posteriormente, a extração da seringa no período da seca. A planta tem valor medicinal para tratamento de amebiase e outras utilidades, porém também apresenta importantes contraindicações.
Atualmente tem aparecido nova demanda comercial. Os membros da associação da comunidade quilombola de Pedras Negras, reclamam porém do baixo preço pago pelos atravessadores, que varia de 90 a 100 $R o kilo da raiz limpa e seca. Por outro lado, a poaia nativa foi intensamente explorada, estando em perigo de extinção.
Um comprador nos informa: "A POAIA, como é conhecida na região, só se pode exportar ou vende-la no mercado interno se for de manejo sustentável, com projetos aprovados pela SEDAM, porém ninguém ai se preocupa em fazer pelo correto, a Poaia é controlada pelos orgãos federais por ser DROGA, farmacológica (...) para comprar exigimos a nota fiscal e a GUIA GF3 que é dada pela SEDAM de PORTO VELHO, pois somente com esta é possivel o transporte da POAIA dentro do territorio nacional".


Existem estudos de cultivo que relatam que precisa de 30 plantas bem cultivadas é possível extraer 1 kg de raízes. Obrigado ao técnico da SEAGRI, Jesus Ribeiro, pela ajuda na pesquisa.

3 comentários:

Anônimo disse...

É mais os meio ambialista dizem que a Poáia vai entrar em extinção. ao menos na minha cidade tenho certeza que não.
Eu tenho um Plantio de Poáia, e os meus vizinho estão fazendo o mesmo.
Pra não perde essa Planta, que é tão procurada. como eu tenho o plantio, também vendo, é claro.

veiga disse...

gostaria de saber quol tipo de solo é ideal para plantar poáia,e quanto produz em média por planta cultivada e quanto tempo leve do plantio á colheita.

Unknown disse...

Como faço pra comprar com vc e qual o preço
Flaviobarbosa28@gmail.com