domingo, 15 de fevereiro de 2009

Com Dom Geraldo

"Há 76 anos, no dia 23 de janeiro de 1932, chegava em G.Mirim o primeiro Bispo de Guajará-Mirim, Dom Francisco Xavier Rey. Logo mais ele começava suas infindas viagens pelo Guaporé, a remo, durante longos e longos anos!

No dia 22 de janeiro de 2009, chegava no Porto de Guajará a Romaria de N.S. do Seringueiro. Foi uma peregrinação evangelizadora, visitando a maioria dos povoados ribeirinhos, do Brasil e da Bolívia, incluindo 3 aldeias de indígenas do Brasil.

Em muitos destes lugares visitados líamos trechos da diário da primeiro descida do Guaporé feita por Dom Rey, ainda no ano de 1932.

Sentíamos que nossa Romaria mantinha a grande tradição dos missionários itinerantes de Cristo, bispos, Padres , Irmãs e leigos evangelizadores de nossa Igreja de Guajará-Mirim." (www.dgm.org.br)



Assim descreve Dom Geraldo a Peregrinaçao de Nossa Senhora do Serinueiro, realizada do dia 04 ao 22 de janeiro, no barco "E. Canuto" pelo Rio Guaporé.

Indo as raízes de nossa Diocese de Guajará Mirim, revivemos a primeira viagem realizada por Dom Rey visitando os ribeirinhos do Guaporé.

Algumas comunidades já não existem mais. Outras estão aí, resistindo, teimando do direito de viver, de existir.

Comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas, bolivianas, que continuam a sofrer o embate dum mundo que entra em crise, devido a modelo de desenvolvimento consumista, poluidor, excluente, que não olha para eles, onde eles não contam.

3 comentários:

Maria das Graças disse...

Olá Pessoal!! Estou a procura de 2 pessoas maravilhosas, procurando pela Internet, encontrei esse bolg maravilhoso. Que Deus abençoe esse trabalho lindo que você fazem que e de levar a palavra de Deus a todos os ribeirinhos.
Essa pessoinhas são Pe. Francisco, não sei o nome completo dele e Irmão José Maria, ele viveram muitos anos em Itapaci Go, durante minha infância
Meu nome é Maria das Graças atualmente vivo em Goiânia (Mãe Rozilda cuidava da igreja na época). Última noticia era que eles viviam em Guajara mirim. Email mdgrassa@hotmail.com
Um abraço

Eliana disse...

Olá!
Eu sou Eliana, e também estava na Romaria...gostei muito de estar perto desta realidade desconhecida de muitos, a disposição do Bispo Dom Geraldo em percorrer as comunidades ribeirinhas e também indígenas.
E as pessoas que conheci durante a viagem também foi muito bacana.
Abraço ao Pe Zezinho.

Eliana São Miguel.

Emmanuel disse...

DOM GERALDO ESTAMOS A VOSSO DISPOR!

Olá meus Irmãos e Irmãs em Cristo:
Somos os BENEDITINOS DO CRUCIFICADO (MOSTEIRO DO CRUCIFICADO) na Diocese de Bragança Paulista -SP, onde está o Sr. Bispo Dom José Maria Pinheiro, que foi Bispo Auxiliar em Guajará Mirim, e por 20 anos serviu na Amazônia.
Nós somos um mosteiro beneditino diocesano, com uma caracteristica muito peculiar, ser "Monges Missionários", rezando e trabalhando pelas Missões, especialmente da Amazônia, onde nosso Bispo esteve e nos anima até hoje aqui em São Paulo.
Nossa oração vai até Vocês, Irmãos e Irmãs, que trabalham com os Ribeirinhos.
Gostariamos de estreitar laços, para quem sabe em breve, irmos ajudar, num trabalho conjunto a estas Comunidades.
Estamos a seu dispor e ao dispor da Missão!
Basta escrever para nosso mosteiro:
saobento@terra.com.br
ou visitar:
www.mosteirodocrucificado.blogspot.com.
Seus Monges Missionários
D.Emmanuel Maria, OSB Dioc.