domingo, 30 de agosto de 2009

A malária aumenta com as Hidreléctricas do Rio Madeira



"A construção da Usina Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira (RO), fez com que o número de casos de malária no distrito de Jaci-Paraná aumentasse 63,6%".

Afirma Sabrina Craide, repórter da Agência Brasil. Ela cita como fonte os registros do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental de Porto Velho: De janeiro a julho de 2008 foram registrados 931 casos de malária na localidade e, no mesmo período deste ano, o número subiu para 1.524.

Para a diretora do departamento, Rute Bessa, os números podem ser explicados pelo aumento da população do distrito, que praticamente triplicou desde o início das obras da hidrelétrica. “As pessoas que trabalham na Hidrelétrica de Santo Antônio [também no Rio Madeira], devido à proximidade, moram na cidade. Em Jaci Paraná, os trabalhadores da hidrelétrica de Jirau ficam num alojamento no local das obras, então acabou aumentando muito a população do distrito”, explicou. Jaci-Paraná fica a cerca de 80 quilômetros de Porto Velho.

Apesar que a Energia Sustentável do Brasil, concessionária responsável pela Usina de Jirau, afirma realizar esforços para que não apareça um surto de malária na região, os dados confirmam um dos temores existentes desde os primeiros debates sobre as Hidroeléctricas do Río Madeira: A possibilidade que se repita a epidemia que houve durante a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, a inícios do século XX.

Nenhum comentário: