quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Reforma do barco Dom Roberto

O dia 20 de setembro um forte temporal de chuva e vento pegou de lado e tombou o barco da Pastoral Fluvial, que estava varado na praia de Curralinho, durante o Festival de Praia de Costa Marques.

Ninguém estava no interior do "Dom Roberto" e graças a Deus ninguém se feriu. Não foi difícil ergue-lo de novo naquele lugar, quase raso, porém as autoridades da Marinha de Guajará Mirim, que estávam fiscalizando o evento, apreenderam o barco e exigiram em praço de noventa dias apresentação de "laudo técnico quanto a estabilidadse da embarcação".



O único engenheiro técnico naval habilitado de Rondônia é o senhor Eleazar Ramos Gálvez, de Porto Velho, que pediu 1.500,00 $R para realizar o laudo técnico exigido pela Marinha e dictaminou a necessidade de reformar o barco, desmachando todas as cabinas do segundo andar, a exeção da cabina de pilotagem, autorizando em contrapartida a fechar o andar inferior.




O construtor do barco, Jeová Marcolino da Silva, está realizando esta reforma, para a qual foi necessário compra de chapa galvanizada, madeira, tinta e materiais diversos, com elevado custo para a Pastoral Fluvial. Estes custos estão sendo calculados na faixa de 5.630,00 $R.


Estamos confiantes que o barco possa estar funcionando e liberado para as celebrações natalinas nas comunidades do Rio Guaporé. O prejuiço econômico será grande, porém esperamos que esta reforma aumente as condições de segurança na navegação, a fim de que no trabalho missionário da Pastoral Fluvial ninguém venha a sofrer nenhum acidente.

Daqui fazemos um chamado a quem quiser ajudar contribuindo nas despesas, entrando em contato com a diocese de Guajará Mirim a través deste blog ou do site: www.dgm.org.br. Obrigados. Pe. Josep Iborra.


2 comentários:

Kike disse...

Buenas tardes Zezinho.
Me enteré por Capapé de lo del Barco. Ahora me iría para allá de buena gana para echaros una mano en la reconstrucción del barco.
Un saludo desde Zaragoza.
Kike

Mireia Planàs disse...

Esta quedant molt be! a veure quan puc fer-hi una passejadeta pel Guaporé!!