terça-feira, 6 de novembro de 2012

O Guaporé em Junho 2012

Por do sol em Santo Antônio do Guaporé. 
Em Junho estivemos no Guaporé, com o Padre Edmilson, pároco de Costa Marques, visitando as comunidades de Santo Antônio do Guaporé, Versalles, Pedras Negras e Mateguá.

Como fazia meses que não recebiam viositas nem atendimento, a desolação nas capelas era bastante grande, porém eles resistem no seu estilo de vida tradicional. Abaixo, o Célio de Pedras Negras, nos mostrou como se faz uma cerca para a horta, rachando tabocas, para impedir a entrada das galinhas do terreiro. Eles não precisam comprar e trazer de longe uma cerca de arame.

Construção tradicional duma cerca para horta, sem arame. 

O construtor é o Célio, morador de Pedras Negras.
Algumas das capelas precisam de cuidados urgentes de restauração. A majestosa igreja de Sãso Francisco de Pedras Negras já está programando o trabalho para estar pronta para a próxima festa do Divino, de 2013, que terá a sede na localidade.
Igrejas de Pedras Negras.
A Igrejinha de Santo Antônio precisa também com urgência trocar as táboas, ou construir as paredes com material.

E não falta a criançada a crescer e manter vivo o futuro.

O Víctor, piloto do barco, e o Padre Edmilson, diante do Dom Roberto, que mais uma vez navegou pelo Guaporé com a Equipe da Pastoral Fluvial.


Majestoso e bolo, o rio Guaporé aguarda tempos melhores para o atendimento. A próxima visita da equipe de Costa Marques está programada para o mes de dezembro, que deve acontecer a Festa de Nossa Senhora da Conceição em Pedras Negras. 

Nenhum comentário: